3 de janeiro de 2015

O Sal e o Sal


Havia uma razão para voltar a Bali: passar o natal com amigos portugueses.
Estava desesperada por um calorzinho, mas sem grandes expectativas com a ilha que se tornou num polo turístico para o mundo inteiro.
Queria conhecer o Sal, o hotel do Miguel e da Sandra. Um sonho que, para eles, se tornou realidade, há 7 meses. São daqueles portugueses aventureiros e empreendedores que estavam descontentes e mudaram. Trouxeram as filhas, as pranchas, meia dúzia de malas e cá estão. Há 2 anos que vivem cá e encontraram o que gostam mesmo de fazer - O Sal - São 8 quartos à volta de um jardim lindo, de uma piscina apetecível e de uma mesa de pequeno almoço que puxa conversas de manhã à noite. 
O acolhimento no Sal é tipicamente português, bom e sensível. Para juntar à festa e fazer os guests ainda mais felizes, convidaram o Tiago para manager. Fala-se português no Sal, mas também bahasa (língua de Bali) inglês, espanhol e ...a simpatia é universal!
Foi neste ambiente “de casa” que vivemos estes dias de Natal e Passagem de ano.
Esta paragem foi bem diferente do que temos vivido na viagem. Falamos português, passamos dias com calma sem andar de um lado para o outro, dormimos numa cama decente, não cozinhei e assisti a outros viajantes a irem.
Estava no Sal, uma família de Macau, que fortuitamente lá foi parar, ajudaram a que este natal fosse inesquecível e ficaram promessas de encontros futuros por aí.
O Miguel e a Sandra abriram nestes dias mais 4 quartos em cima da praia de Bingin e os estreantes foram uma família de portugueses com que passamos as festas, bebemos umas boas Bintangs e vamos com certeza estar juntos em Lisboa para nos rirmos destes dias...
A praia de Bingin é sem duvida a melhor para se estar. O Acesso não é fácil, o que evita as camionetas de chineses que facilmente chegam a Padang Padang e a Dreamland. Tem um tasco quase dentro de água, com um peixe muito bem grelhado com espinafres de água a acompanhar, que eu podia comer todos os dias. Dei umas voltas de reconhecimento para me lembrar do que tinha visto há 9 anos,  e constatei que há muito mais gente, mais construção e mais turismo, por isso estamos no paraíso, no Sal.
O Natal foi à volta da grande mesa, regado de Bintang  com um leitãozinho bébé a fazer as honras da casa. O leite creme no final, serviu para matar saudades das iguarias que deveriam estar à mesa da minha consoada em Portugal. Adoro doces de natal!!! 
O Tiago vestiu-se de Pai Natal para a Luz (filha da Sandra e do Miguel) e para o Manel e ajudou à manutenção da tradição. “Mae, ele veio a Bali!!! Ele veio!!! Não trouxe muitos presentes porque talvez tenha deixado qualquer coisa em Lisboa” (ooopppsssss!! Avós não querem combinar com a Eugenia ter qualquer coisa na chaminé em Lisboa?:))
Lançamos lanternas tailandesas e demos um mergulho na piscina! 
Na passagem de ano, fomos calmamente jantar a um restaurante tailandês, onde se encontrava um ainda mais calmo grupo de Coreanos. Pedi para por música, o Miguel pediu uma bebida estranha e os  brindes começaram. Bom, a história demorou 5 horas e acabou com os coreanos a cantarem em português e nós a sairmos de mansinho com o staff do restaurante e os coreanos já para lá de Bagdade.  Inesquecível e diferente com muita risota.
Demos mais umas voltas no nosso mini Jeep de cá, conhecemos mais uns restaurantes (come-se bem em Bali) mas tínhamos de cortar o difícil cordão umbilical com o Sal e voltar ao que nos fez sair de Lisboa: Viajar.
Fomos para norte 4 dias, para Canggu, à procura de uma Bali mais autêntica.
 o sal

 1º jantar na praia de Bingin com o Tiago

 gente de cá

 inseparaveis desde o Inicio: Manel e Luz

 Manel foi passar o dia à cidade com a Luz e a Sandra

 proprietaria do restaurante da praia

 vista do novo Sal-praia


 Nusa Dua. Boa praia sem ser em frente dos hoteis, Alugamos uma canoa e comemos num warung
 transporte de algas em Nusa Dua

 desde as 15h que o jantar de natal estava a ser preparado

 Natal

 Natal


 Natal
 final de Natal diferente

 all together em Bingin para os 3 anos da Carminho 

 paraia de Bingin

 Tugas à solta em Bingin

 sunset bintang


 3 anos da carminho

 sala de pequenos almoços do Sal-Praia

no Sal Praia, os Santa-Clara

 cá, é em 2 rodas que se faz tudo



 alguém vai ter saudades destes dias...

 há verdadeiras surpresas por detrás de algumas portas em Bali


 galos enjaulados para lutas (obsessão dos Balineses)

 gente de cá

 

 presentes de natal

 no la Joya. Melhor ainda passados 9 anos

 a caminho de mais um dia juntinhos

 Pandawan. Os locais que vão à praia tirar fotos e comer
 jantar de fim de ano

 old friends

 começa..





 BOM ANO A TODOS!

 COM MUITA PAZ!!!




5 comentários:

  1. 13 dias sem blog pareceram-me uma eternidade!!!!!!!
    Fiquei muito feliz em saber mais pormenores das vossas Festas e mais ainda com a felicidade do Manel e da sua nova e doce amiga Luz, com quem até já tinha falado pelo skyp, momentos que ele vai certamente lembrar para toda a vida!!!!
    Quanto ao Pai Natal ... trataremos desse assunto a seu tempo...
    Muitos e Grandes Beijinhos e Abraços!!!!

    ResponderEliminar
  2. Já tinha saudades!! Bom anoooooo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bom ano minha mais fiel seguidora!!! mts bjsssssssss de Manila

      Eliminar
  3. Bali é top. Agora com o Mariz e Leitão como anfitriões...ui. Bom Ano cheio de inveja boa vossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bali é mais ou menos, mas ficou melhor com os nossos anfitriões lá, sem duvida. Bjsss para o meu fiel seguidor

      Eliminar