20 de dezembro de 2014

Auckland. Uma grande cidade!


Chegados a Auckland, sente se pela primeira vez alguma atmosfera natalícia.
As lojas, estão com montras bonitas, à época, mas nada de exageros que os Neozelandeses, até nisto são comedidos.
Já nem pensamos no sol e aproveitamos para conhecer a principal cidade da Nova Zelândia (embora não seja a capital administrativa do país). Fiquei com a ideia que qualidade de vida, é coisa que não falta a esta gente! Todos têm a sua casinha com jardim, o barquinho com a cana de pesca, tenham dinheiro, muito dinheiro ou não, sejam emigrantes, ou Maoris. Os bairros têm tudo o que precisam até uma pequena marina “à mão “(existem pequenos e grandes portos por tudo o lado).  
Os subúrbios, são mais que muitos e muito arranjadinhos , com grandes relvados, campos de desporto, e parques infantis espectaculares.
Fomos conhecer o que a Monocle considera o bairro cool da cidade (Ponsorby), compramos peixe fresco no mercado e passeamos. Não há grandes museus, nem galerias muito interessantes, coisas que habitualmente gostamos de visitar numa cidade. Não achei a cidade muito cosmopolita. Existe o centro financeiro com famosa “sky tower” e depois os bairros, à volta. Não há grandes cartazes nem poluição visual, também gostei disso!
Faltavam 2 noites e achamos demais ficar na cidade. As cidades não gostam de caravanas e por isso fugimos do centro. Fugimos para Piha. que fica a menos de 1 hora do centro da cidade. É um lugar de surf, com ondas e correntes perigosas, mas para o caso também não interessa, já há muito que larguei a ideia de vir a mergulhar nas águas da Nova Zelândia. Tem um café e uma mercearia e toda a gente se conhece. É considerado um subúrbio da grande cidade. Mas que subúrbio!
O sítio para dormir era mesmo em frente à praia. Um parque lindo, com casas de sonho à nossa volta, penduradas no vale, e bem enquadradas, que de noite mostravam os janelões com salas e vistaças para o oceano.
Fizemos uma caminhada na floresta e almoçamos o peixe que compramos (com chuvinha e uma família de “locals” ao lado, que quase nos pediram desculpa pelo tempo que apanhámos nas nossas férias “ Não é normal, mas sinto-me mal por vocês!”
Não precisam, porque adorei este país, achei que era realmente um lugar especial e um exemplo de natureza no planeta. Não sei se por estarem tão longe, ou por só terem sido encontrados pelos ingleses há 200 anos....
Admiro o que fazem por manter a vossa terra, os vossos animais e o orgulho que têm em ser Neozelandeses. A forma como vivem em harmonia e o respeito que têm uns pelos outros. Foi um privilégio monumental!
Next Stop: Bali for Christmas!
 é natal



 pateozinhos acolhedores com lojas e cafes



 um mercado de frutas e frescos com cafes e restaurantes com muito boa pinta!!



 Há bairros inteiros com casas vitorianas, que parecem de bonecas.

 igreja..


 Auckland contemporanea



 mercado. vai uma cabeça de peixe?



 Phia

 caminhada em Piha







 casinha no caminho

 ficou a namorar esta noite, no camping

 bye bye Auckland!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário