16 de dezembro de 2014

Península de Coromandel. Um sonho de terra!


Uns austríacos, que encontrámos há umas semanas atrás, disseram-nos para ir para Coromondel a partir de 14 de dezembro, as árvores (Christmas Tree) estão em flor e a paisagem fica linda nesta altura. Assim fizemos. Aliás, a nossa viagem é sempre muito pouco planeada. Olhamos o guia, sobretudo o guia dos campings, mas as dicas dos viajantes com quem vamos falando e que andam a fazer o mesmo que nós, são mais valiosas. Neste caso não correu bem. Coromandel esteve com sol nos últimos quinze dias e quando chegamos, entrou uma frente fria. Lá estou a falar do tempo...Eu não queria calor, mas estas paisagens com sol, dão cada foto!!!...enfim, lá fomos, com o Ricardo a rogar pragas aos Austríacos, que nem têm culpa nenhuma J
O nosso objectivo era subir até à pontinha da península, até Port Jackson e Fletcher Bay. O caminho é de sonho. Vales verdes e baías que eu só tinha visto em documentários do National Geographic.
Começamos com uma grande caminhada até Cathedral Cove. 01h30 de um caminho absolutamente espetacular para chegar a uma praia também ela, espectacular! Aquela água azul, aquele cenário e a frente fria...rrrrrhhhhhhhh!!!
Dormimos em Hahei, num super camping em frente da praia e arrancamos logo de manhã para norte.
A 1 hora de chegar a Port Jackson, um condutor que estava a descer, disse–nos que vinha aí uma tempestade e que os pequenos rios que atravessamos, com pequenas pontes simuladas de madeira, iriam encher e podíamos não conseguir passar nos próximos dias. Decidimos ir à mesma e se chovesse muito,  arrancávamos à noite, à hora que fosse. Ainda bem que fomos! A estrada de toda a península é linda e no norte, melhora ainda! Pouca gente lá vive. Só animais e vegetação. Muito selvagem.
A meio caminho, vinha eu a olhar pela janela (estrada fininha muito perto do mar) quando vi golfinhos. Parámos logo ali, quase no meio da estrada, e a chover corremos até onde a água nos deixava. Eram dezenas, aos pulos a darem-nos um show. “Estão tão felizes” dizia o Manel. Nós é que ficámos, e  aquele dia cinzento ganhou outra cor.
Chegamos a Port Jackson, depois de muita curva e contracurva na única estrada possível, muito estreita e quase impossível de imaginarmos cruzarem-se 2 carros.
Ficamos a dormir num spot selvagem com casas de banho a que eles chamam camping, por 25$ NZ(15 eur). Os campings são áreas limitadas, quase todos com wc (hiper-mega-super limpos) e ás vezes com zonas para lavar loiça ou mesmo com fogão cozinhar. Os preços variam entre os 25$ e os 60$. Uns têm duches, noutros temos de por uma moeda e despachar em prol do ambiente (dizem eles...) e outros uma retretezinha apenas. Mas sempre limpinho
Os Neozelandeses, são obcecados com a limpeza e a verdade é que não se vê um papel, uma tampa ou um plástico no chão. Quando tropeçamos em lixo, nem hesitamos em apanhar. Gostam tanto e preservam tanto, o que é deles! Nos caminhos das reservas naturais e nas imensas florestas, há quase sempre um portão enorme na entrada, onde nos pedem para limpar os sapatos, para não levarmos outra sujidade ou verme para a fauna e flora, que não a que já lá se encontra. Não há ninguém a vigiar, existe apenas a consciência de cada um, que aqui vale tudo!
Bom, acabando então a visita Port Jackson, choveu muito e eram quase 6h da manhã quando arrancamos ainda de pijama com medo das águas subirem. Correu bem, o tempo não melhorou, não conseguimos visitar a cidade de Coromandel onde havia muita coisa para fazer (chuva e ventos muito fortes) apenas compramos mexilhões e ostras que não são caros e fizemos um almoço delicioso!! Next Stop: Auckland sem grande paragens.

 a caminho de cathedral cove

estafados da caminhada mas contentes com o destino




 as casinhas são tão bem integradas na natureza

 descobrimos uma pizzaria e fomos matar saudades, das pizzas e dos matraquilhos!

 no caminho lembrámo-nos do nosso Zinho!!!

 aqui estão eles!


 as christmas trees

 baías e...

 mais baias.

 no fim do da península (fletcher bay), a estrada acaba aqui. Tempo de voltar para trás.

 o bucólico camping que parece saído de um filme



 nós e os patos. Há patos em todo o lado e não fogem, pedem comida :)

 camping em Port Jackson

 


 a estrada

tal como há 3 anos (nos EUA), volto a deitar-me na estrada que mais me marcou neste país



" isto com sol é que era"...






2 comentários:

  1. Sofia, para mim está sol! Bonito demais!

    ResponderEliminar
  2. Gamei a foto onde estas deitada tal como a outrA nos EUA! Beijos e olha...FELIZ NATAL!

    ResponderEliminar