22 de novembro de 2014

Em Ubud com a bicharada


Chegamos há 2 dias a Ubud, em Bali, na Indonesia. O choque de chegar de uma China cinzenta e poluída para uma Bali verde e tropical, é grande mas para melhor.
Estive cá há 10 anos e achei que não voltava. Estive a metros de um dos atentados e isso marcou-me. Senti medo de cá estar e consegui sentir a dor dos que perderam amigos e família, nesse acto terrorista. Nunca mais queria voltar a Bali. Nunca digas nunca...
Estamos numa pequena Villa a 5 min do centro de Ubud. A escolha foi na net, sem referencias, mas não podia ter sido melhor. Tem 4 gatos pingados, que nem vejo, pelo que é tudo nosso; os jardins, a piscina, o lago, os sapos, os lagartos, os pássaros e as cigarras que cantam toda a noite.
O primeiro dia foi passado no hotel a habituar-nos à humidade elevada e ao Jetlag. Saímos só por um bocado para sentir a atmosfera do lugar e mostrar a macacada da Monkey Forest, ao Manel.
Tenho uns amigos portugueses que vivem em Ubud há uns meses e queria estar com eles. Passamos o dia juntos, na praia das tartarugas (Sarangan Beach), onde não há tartarugas, mas também não há australianos feios e bêbedos. Só meia dúzia de Balineses a tomar banho vestidos.
Hoje, fomos com a Mariana e com os miúdos ver a floresta de pássaros. Papagaios, araras, catatuas, pelicanos, pavões, tudo por lá à solta. Lindo!
Não ando à procura dos pontos de turismo, aliás, mesmo a fugir deles. É que Bali tornou-se tão turístico nos últimos tempos! Existe, no entanto, uma comunidade simpática de ocidentais e de outros orientais,  a viver cá e é essa vida aqui, que é boa de experimentar (quase todos com os filhos na Green School). Gosto da vida deles que se mistura diariamente com os locals e que não se cruza com a dos turistas nem acontece nos tourist trap.


monkey forest

 praia das tartarugas

 praia c a mariana e o guyan

 os pequenos exploradores

 a nossa sorte em ver isto!!!

1º peq almoço.13h30 locais, todo trocadinho

a sorte ! uma catatua à solta!

 a Mariana na sua linda casa

 tudo à solta na floresta dos passaros

 a cuidadosa preparação de uma cerimonia

 as oferendas

 a passarada gostou dele

 a passarada gostou dele parte ll






4 comentários:

  1. Que bom receber notícias vossas. Adorámos o postal do Manel e todos perguntam por ele, têm saudades! Espero que nos continuem a mimar com as novidades da viagem. Beijinhos da Cláudia e amigos da Torre

    ResponderEliminar
  2. Ubud...local magico onde fui mordido por um babuino só pq trazia um cacho com 40 bananas! divirtam-se! beijos

    ResponderEliminar
  3. Belas fotos...estou a pensar em ir a Ubuud ..mas estou um pouco insegura porque me falaram da malária...voc~es fizeram a profilaxia? Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Belas fotos...estou a pensar em ir a Ubuud ..mas estou um pouco insegura porque me falaram da malária...voc~es fizeram a profilaxia? Obrigada

    ResponderEliminar