14 de dezembro de 2014

A Costa Oeste. O surf e um solzinho por favor!


A costa oeste é conhecida pelas boas ondas e pela quantidade de gente que pratica surf. As praias são enormes, com areia dura e escura (vulcânica), óptima para boas caminhadas, com casas de madeira e muito verde, como cenário.
Uma das nossas noites foi passada ao lado da Egmont Reserve. Eu queria muito, ver um vulcão extinto há alguns anos que existe nesta reserva. Dizem ser o mais perfeito do mundo, geometricamente falando. O mais parecido, com os que fazemos nos desenhos. As nuvens, não nos deixaram ver mais, do que a base do Monte Egmont.:( Fizemos mais uma das nossas caminhadas na floresta e esquecemos o tímido Egmont que não quis aparecer.
Os dias avizinhavam-se cinzentos, com momentos de sol, que eram aproveitados com passeios na praia  e até houve um mergulho. O tempo a piorar e quando queríamos que ficassem dias melhores! Pois íamos para Raglan, a capital do surf (melhor esquerda da NZ, dizem...) com ambiente cool, chinela no dedo...
Ficamos, em Raglan, num camping óptimo, com grande vista e ambiente muito bom. E passávamos a vida a dizer “isto com sol é que era” (a frase da NZJ)
Era tempo de largar um bocadinho a caravana, de nos esticarmos, de termos um tecto e um chão mais espaçoso. Procuramos uma “cottage” e a experiência de viver numa quinta Neozelandesa. Encontramos a da Tess. Fomos buscar ovos frescos, laranjas, da horta tirei alface, cebolinho e muitas ervinhas e senti-me em casa. O Manel deu um grande passeio a cavalo e deu biberon a um touro com 5 dias! A quinta dela é linda, cheia de frutos, flores e animais que por lá se passeiam. A Tess, vive há uma vida naquele lugar mágico, deve ter 60 e poucos e só tem rugas de alegria. Aquele lugar é ela.
Este foi a nossa ultima paragem, antes de entrarmos na Península de Coromandel. Muito entusiasmados com esta etapa que aí vem!!
Ainda não falei das pessoas que vamos encontrando nesta viagem. São alguns, os turistas europeus, mas não são aos montes. A época alta começa no dia 21, com o Solstício de verão. Quando vêm, ficam no mínimo 1 mês. Uns, juntam as férias de vários anos e vêm fazer a viagem de sonho com a família, como um casal de Americanos com os filhos, com que estivemos umas horas em Raglan. Outros gostam é de viajar sozinhos e então este e o país ideal para o fazer. John, o canadiano, que num camping (alguns têm sala de tv), viu o “Frozen 2” com o Manel, está a fazer toda a Nova Zelândia (pela 2ª vez) de bicicleta e quando eu lhe pergunto se gosta mesmo de viajar sozinho, ele diz que nem tem resposta... Até já esteve em Portugal mas claro sempre em duas rodas.
Numa noite, na floresta, chegou um italiano que viaja há 2 meses com a mulher de carro e tenda, mas chegou até cá de barco. Foram 12 meses sozinho num barco de 10 metros. Gente muito aventureira! 


 agora, paramos muito para pescar

  e pescou o 1º peixe!!

 a estrada...


 caminhada na floresta...

 ... onde esta cascata fez esquecer o vulcão

 os caminhos

 uma grande baía com um grande dia!

 céu azul!!!

 Em Egmont não vimos o Vulcão, mas apanhámos um Kiwi


 Raglan Beach




 cabines ao lado das caravanas em Raglan Beach Camping

 Raglan

 New Plymounth e mais uma pescaria, sem sucesso

 a nossa "cottage"


 o Manel e a Tess


 a lagarta...

 ...que deu a borboleta. Ela estava a olhar para mim e não usei zoom. Ela fez se à foto e só depois voou!!









4 comentários: