28 de janeiro de 2012

Cidades lá nas alturas

Atravessamos a zona mais alta e mais montanhosa do Mexico. Queríamos evitar as grandes cidades, porque o trânsito é de fugir (Lisboa é de sonho...). Tudo a apitar, obras, fumo, policias de trânsito que não fazem nada, camionetas a transbordar de pessoas suadas com cara de quem passa por aquilo diariamente. Logo na 1ª paragem que estava prevista ser em Orizaba, a coisa correu mal. Apanhamos 2h de transito para atravessar Cordoba e quando chegamos finalmente a Orizaba enganamos nos no caminho e fomos parar a Cordoba outra vez...um martírio de um dia. E nós a precisarmos de banho quente, jantar e comidinha da boa...ficamos no 1º hotel com mais de 3 estrelas que nos apareceu. Uma benção! Dia seguinte: lá fomos outra vez por Orizaba (que ja nem quisemos ver) e seguimos em direcção a Puebla (4ª maior cidade do Mexico, meeddooooo). O caminho, como mostra o GPS, é comico. Estamos muito altos e passamos pelo Pico de Orizaba - o ponto mais alto do Mexico com 5.657 m de altitude e neves permanentes no pico. Sente se a pressão da altitude e uma brisa fria. Chegamos a Cholula no dia seguinte, evitando Puebla. Ficamos num camping sem graça nenhuma com canadianos reformados cheios de energia e emblemas nas caravanas. Fomos ver a graça do pueblo a 2000m de altitude. Tem 365 igrejas! Sendo uma delas construida em cima de ruínas Maias e tem um mercado delicioso. É preciso dizer que os mercados mexicanos metem os portugueses num chinelo.
A fruta e os legumes são limpos e arrumados geometricamente, de forma a serem visualmente irresistíveis; cheira bem, é bom e é barato! Feito o tour, recolhemos à Pura Vida, cheios de vontade de chegar a Tepoztlan.

 Orizaba



 voltas e mais voltas

 ao longe,a montanha mais alta do Mexico

 Cholula


 mercado



 devoção até no mercado

 esta senhora era mais desarrumada, tivemos pena, então compramos lhe os abacates (estavam quase todos podres)














1 comentário:

  1. adoro o teu modo de escrita de viagem. escreves como falas :) é como se aí estivesse, pertinho e quentinho :) muuuuuuuuá!

    ResponderEliminar